Estudar para o Vestibular – Dicas, provas e livros

Estudar para o Vestibular, dicas, provas e livros
Estudar para o Vestibular - Dicas, provas e livros
Muitas pessoas que estão terminando o ensino médio, pensam em cursar o Vestibular para que possam se formar e no futuro ganhar um bom dinheiro com sua profissão. Mas, vestibulares não são fáceis de passar e não são como provas de escolas públicas, em que a professora conta a resposta. Estudar para o Vestibular exige muita disciplina, tempo e livros bons.

Algumas faculdades possuem vestibulares extremamente concorridos, e por isso costumam ser mais difíceis que a maioria, dentre elas: USP, UFMG, UFRJ, URGS, UFPR, UNB e Unicamp.

Para conseguir ser aprovados nos vestibulares das universidades citadas acima, é necessário se preparar estudando provas antigas. Geralmente as faculdades costumam disponibilizar no site delas, as provas e os gabaritos.

Se você ainda estiver cursando o ensino médio, você pode aproveitar fazer a prova como treineiro, nesse caso mesmo que sua nota seja excelente não te garante vaga, é apenas para testar os eu conhecimento. Outra coisa muito importante, é quando se está na escola é comum ter as famosas aulas de módulo, ou aulas de reforço, em que os professores costumam ficar 50 minutos por semana, disponíveis apenas para tirar dúvidas, use esse tempo para sanar algumas coisas que você não conseguiu entender estudando sozinho.

Cursos pré-vestibulares

Se você for encarar um vestibular do nível da Fuvest, não seja arrogante, de achar que não precisa de um curso pré-vestibular, na hora da prova você pode se arrepender. Escolha uma escola boa, como COC ou Nacional, peça para assistir uma aula de experiência. Se você achar que o curso não está te acrescentando nada, saia dele. E vá estudar sozinho. Mas, se ver que ele é útil para você, trate de combinar o curso com os estudos individuais.

Livros

Existem diversos livros, especializados em estudos para vestibulares. Alguns, dão dicas, outros fazem análises de provas para faculdades, como USP, Unicamp, Unb. Temos também, alguns que abordam uma matéria resumidamente para o Vestibular, confira abaixo uma lista de livros para vestibular.

Atenção: Os links abaixo levam para comparação de preços no JáCotei, para que você possa conferir o menor preço deles.

De Olho no Vestibular: Biologia
De Olho no Vestibular: Física
De Olho no Vestibular: Físico-Química
De Olho no Vestibular: História
De Olho no Vestibular: Matemática
De Olho no Vestibular: Inglês: Textos
Segredos da Redacao no Vestibular
Vestibular Não e o Bicho Voce e o Bixo !

Enfim, passar no Vestibular exige muita dedicação, estudo e força de vontade. E lembre-se, cada um é cada um, não é porque o seu vizinho conseguiu passar apenas estudando sozinho, que você também vai conseguir repetir o feito.

6 Comments on Estudar para o Vestibular – Dicas, provas e livros

  1. Camila Oliveira // January 23, 2013 at 2:11 pm //

    Os links disponibilizados deveriam dar acesso aos tais livros citados e não à um site de ferramentas da internet. O que é isso!?

  2. Anne Dinis de Melo // December 3, 2012 at 7:01 pm //

    afes aqui nao tem nada de bom

  3. oi pessoal,vou fazer a prova pro vestibular,e nao sei o q estudar. pesso q mim ajudem mim dando dicas do q estudae,em uma semana antes da prova? obrigado.

  4. Vou fazer uma prova agora dia 24 de outubro. Preciso estuda para tirra uma nota boa, só que eu não sei o que estuda, é não tenho alguem para mi ajuda.
    Gostaria que mi enviase materia de tudo o que cai no vestibula, encluindo pegntas e resposta.
    Obrigada!

  5. Bom a matéria é interressante ,porém ,existe pessoas que não teem condições de pagar cursinhos e ném tao pouco estudar em escolas privadas.
    Acredito sim que com a força de vontade e a busca pelo saber são essenciais para passar em um vestibular.

  6. Mônica Dalmoro // February 8, 2008 at 10:32 pm //

    Bom, gostei muito da matéria e espero que todos que leram tenham gostado também…Como foi citado na matéria acima, o Vestibular exige o máximo de si próprio e não são todos que conseguem vagas perante o seu esforço!Alguns se saem melhores e outros não, alguns que não conseguem passar desistem e não tentam,nisso incluí a participação e a nova tentativa!
    Gostei muito da matéria e pretendo tirar um bom aproveitamento…Pois estou terminando o Ensino Médio, mais sou um pouco fraca nas matérias, mas nada de desistir, estamos no Vestibular 2008 para ter uma exclusiva participação mesmo que não passe, estamos para adquirir conhecimentos…
    Obrigado(a), e bom trabalho a todos!

Leave a comment

Your email address will not be published.

*